segunda-feira, 31 de março de 2014

#Desabafo Quem são eles?






Boa Tarde Leitores, tudo bem?

Tinha vindo pra cá, com uma coluna prontinha na cabeça, cujo o tema seria "Quando olhei pra trás" tomei um cuidado imenso de desenrolar o tema em 4 posts para não ficar chato e nem massante demais. Porém fui tomado por um fato marcante agora pouco, e achei interessante descreve-lo.

Atravessei a Avenida Centenário, seguindo ao Supermercado para comprar qualquer bobagem, e me deparei com um cena muito desagradável; não é novidade, não é surpresa mas considero desagradável. Encontrei moradores de rua, procurando marquises para fugir da chuva.  Alguns estavam de cara pintada, mochilas nas costas, perambulando entre os carros, para receber qualquer quantia em troca das saus próprias peraltices.

Quem são eles? Como chegaram ali? Como foram quando crianças? Cadê seus pais, sua família? Há que se importe com eles? O que comem, quando comem? Aonde dormem? Será que eles tem sonhos?

Não vou usar aquele jardão comum que diz "fiquei com dó" pois esse não era o meu objetivo. Conheço gente que tem pai, mãe, roupa limpa, comida na mesa, banho quente e cama confortável todo dia e precisa muito mais "da minha dó" do que eles.

Passei por aquela calçado e fiquei observando aqueles jovens, mais ou menos da mesma idade que eu, ali, perdidos a própria sorte, mas o que seria isso? Em outro momento, passando mais próximo percebi o quanto eram gentis, e como fazia a sua arte com alegria. Eles sorriem e ficam fazendo graça com tudo, laranjas, bastões, monociclo. E para quem está no trânsito, cansado, apressado, me arrisco a dizer que até se distraem com as coisas que eles fazem.

Desde pequena eu me indaguei com isso; o que ela uma pessoa pra rua? Jovens, adultos, famílias inteiras... o que os torna refém das calçadas, do abandono, do medo?

Mas apesar de tudo eu me pergunto: O que eu posso fazer para melhorar o dia de alguém que está na rua, será que cabe a mim alguma atitude?

Achei uma matéria bem completa no site da Nova Escola, quem puder acompanhe, vale a pena a leitura!

Convido aos leitores para refletirem sobre esta questão, de deixo o meu mural a disposição para comentários.

Abraços,
Priscila Dritty
Email: imprensasul@hotmail.com
facebook.com/eusouapriscila

sexta-feira, 21 de março de 2014

#Poema Tempestade Urbana


Poema da tempestade urbana
  

Um vasto e imenso escuro
Tudo invadiu
Olha-se para cá, 
Olhava-se para lá
e um silencio se formou de vez.

Corações aflitos
olhares atônitos
O que esta havendo?

O expandir  daquela imensa penumbra,
Sem cessar
Se punha a assustar
e raios ferozes e bravos começaram a transitar.

Um mover furioso de luzes 
começou a trilhar no céu
E novamente, um silencio 
Olha-se para cá,
Olhava-se para lá
e uma inquietude
permanece.

Um assovio de vento apressado
de repente surgiu
e com bravura moveu as nuvens
e tão logo o céu se abriu
Olha-se para cá,
Olhava-se para lá.

                                    

E uma fenda de luz
apoderou-se do céu
Emanando por entre as nuvens
raios em tom de  furta-cor

Carregados de euforia
Carregados de leveza
Carregado de sintonia



Olha-se para cá,
Olhava-se para lá
Ouvi-se um suspiro
e observa-se um sorriso.

Eis o fim da tempestade urbana.
(Fim)

Abraços,
Priscila Dritty
Email: imprensasul@hotmail.com

facebook.com/eusouapriscila





terça-feira, 18 de março de 2014

#Curiosidades Corpo - Objeto Reflexões estéticas, filosóficas,históricas e antropológicas

Boa tarde Leitores,

Hoje vou tirar as letras de foco, e trabalhar com imagens, e com um cenário diferente das telas, e dos  papéis, hoje o palco da arte será a pele.

Recentemente em uma pesquisa, encontrei Cecilia Paredes, que fala sobre a arte a flor da pele.
Eu tenho um boa pitada de exagerância, nas coisas que eu escrevo, e desenho, adoro me lambuzar no tempero intenso e concentrado, e tomando conhecimento deste trabalho me identifiquei muito. Fiquei fascinada com este trabalho e por isso, tomo a liberdade de compartilhar com vocês leitores.



Imaginem o desafio: "de forma sensual e erótica usa o corpo de seus amantes para escrever e fazer com suas peles seu livro de cabeceira."(...)

Nas fotografias da peruana Cecília Paredes Polack, pele e corpo são suportes para a imagem pictórica. Em sessões que chegam a durar sete horas, o corpo da própria artista é minuciosamente pintado por assistentes e depois fotografado.
(...)a arte está o tempo todo a nos provocar com reflexões estéticas, filosóficas, históricas e antropológicas.(...)


Selecionei algumas fotos que me impressionaram muito e abaixo, compartilho o link do Blog de Cecilia que é exuberante!







(...)O corpo é apresentado como o fundamento da cultura e já houve quem observasse que, ao metamorfosear-se em natureza, o corpo-objeto de Paredes rompe com a perniciosa tradição judaico-cristã da vitimização feminina. Na arte de Cecília Paredes o corpo não é uma dimensão inferior e limitada, contraposto à alma (perfeita, eterna e imutável), tal como afirmava Platão. Ao contrário, esse “veículo biológico frágil, instável e perecível” revela-se poderoso e infinito de possibilidades.(...)

© No link conta tudoooo mesmo, sobre esta mulher admirável!

Abraços,
Priscila Dritty

segunda-feira, 17 de março de 2014

#Concurso Seu poema percorrendo o Estado #PãoEPoesia

Boa Tarde leitores, tudo bem?

Segunda-feira ta aí..uma semana interinha pela frente. Dê ao seu dia o sabor que você quiser, ele pode ser doce como trufa, picante como uma pimenta ou azedo como um limão. A escolha é sua #SeLigaAi!

E o post de hoje,vem convidar a você, que além de leitor, também dedilha o seu teclado, e rabisca o seu papel, na composição de uma poesia, de um conto e uma crônica para participar do Projeto Pão e Poesia. Tomei conhecimento disso através da coluna da Viviane Bevilaqua, uma colunista do Diário Catarinense que venho acompanhando a pouco mais de um mês.

O projeto tende a incentivar escritores, a se inscreverem seus trabalhos, que quando selecionados serão publicados em pacotes de pão, distribuídos em todo o estado.

Bota a cachola pra funcionar, respira fundo e abre o seu coração, deixa a sua poesia fluir e participe!

As poesias devem ser enviadas pelo email: editora@fcblu.com.br e devem ser enviadas até o dia 17 de abril!  Eu já estou preparando a minha..vem também! #PaoEPoesia

Coluna de Viviane Bevilacqua do dia 15/03 - Diário Catarinense



Abraços,
Priscila Dritty
Email: imprensasul@hotmail.com
facebook.com/eusouapriscila

sábado, 15 de março de 2014

#DicaDeLeitura Antologia de Contos Amores (Im)Possíveis

Boa tarde leitores, tudo bem?

Que cara de Sábado preguiçoso hoje, né? Sol de manhã, chuva a tarde, Outono dando as caras na semana que vem...hum hora de tirar os casacos de lã de cima do guarda-roupa..rss

Para o post de hoje, gostaria de falar um pouco da antologia da qual que participo, Amores(Im)possíveis, apresentada recentemente no evento Encontro das belas Julietas do Projeto Sentimentos Compartilhados.
O livro em si, reúne contos de amor, de mais de 50 escritores de várias regiões do Brasil, com muita sensibilidade, muita criatividade e principalmente muito amor!
Leandro Schulai, Lara Luft, Davi Paiva. Douglas Pereira, Evelyn Barboza, Paulo Xavier, Felix Alba, Jonatas Rubens e Julio Cesar Viera, André Silva, e Murillo Mello são alguns dos autores que fazem parte desse trabalho fascinante!

 A busca pelo par ideal, pelo amor genial, faz com o seres humanos se proponham a fazer diversas loucuras, algumas até inimagináveis outras muito reais. Historias de amor atravessam os tempos, transformam pessoas, e mudam rumos e destinos...Não dá pra falar em literatura, sem falar em histórias de amor, em contos apaixonados, em romantismo, em sonhos.


Alegrei-me demasiadamente, no momento em que tive meu conto selecionado para este livro, foi um grande momento, pra minha vida pessoal e também para o meu currículo literário. E como o próprio nome do livro já diz Amores(Im)possíveis, já tive minhas próprias histórias; e hoje aguardo a oportunidade de viver uma história de amor possível e realizável, rss.

O meu conto está na página 329, Amor versus Ego. A história fala de Mellisa, uma mulher apaixonada e sonhadora que nutre uma paixão sem medida por Dalton. Tem muito de mim, no perfil dessa personagem. Procurei escrever esse conto, em um cenário bem regional, descrevendo pontos da cidade de Criciúma. É um texto muito simpático que reflete sentimentos e expectativas comuns entre as mulheres.

Ainda tenho exemplares a disposição. Quem tiver interesse em adquiri-lo, peço que me procurem, telefone 48 99917-7068, ou e-mail imprensasul@hotmail.com. A compra do livro acompanha um marca-página personalizado para que você possa ficar conectado nas minhas redes sociais, em todas as as minhas poesisses!



Grande beijo a todos!
Priscila Dritty
Email: imprensasul@hotmail.com
facebook.com/eusouapriscila








quinta-feira, 13 de março de 2014

#Evento Sentimentos Compartilhados

Boa tarde leitores, tudo bem?

O post demorou mais saiu..rss \o/ \o/ \o/

Vou contar para vocês, um pouquinho de como foi o Encontro das "Julietas" do Projeto Sentimentos Compartilhados do escritor Mário Belolli, no último dia 08 de Março.

Energia positiva,sorrisos, poesia de corpo, alma e coração, paixões a flor da pele; é assim que posso descrever as Julietas do Projeto Sentimentos Compartilhados. 
A noite soou agradabilíssima, em um ambiente acolhedor, com pessoas que se conheciam e se reencontravam, muito bate-papo, versinhos, e o princípio de amizades duradouras.
Foi um momento ímpar na minha vida. Teve foto, teve autografo, teve abraço de professora, teve rima, teve muitos sentimentos compartilhados, teve até um Romeu perdido por ali, né André Roldão..rss 
Que esses momentos se repitam muitas vezes, que essas amizades floresçam ainda mais, e que nossas histórias percorram muitos olhares e por onde passem continuem a desbravar e deslumbrar novos escritores!











Abraços, 
Priscila Dritty 
Email: imprensasul@hotmail.com
facebook.com/eusouapriscila

sexta-feira, 7 de março de 2014

#DicaDeLeitura Pais Presentes, Filhos Felizes

Boa noite leitores, tudo bem?

Sexta-feira..eitcha coisa boa né? Quais são os seus planos para o final de semana?
 Já colocou seus planos em pauta?
Pois bem, a partir dessa semana vou passar a indicar livros, com o objetivo de criar grupos de diálogos a respeito de vários assuntos. Conto a participação de vocês tanto para indicar os títulos, quanto para comentar OK?


De momento estou partindo para a leitura do livro " Pais Presentes, Filhos Felizes" do autor Larry Keefauver. Esse livro foi escrito por um pastor, que orienta a nós pais, a lidar com várias situações diante de nossos filhos, e vocês hão de concordar comigo: cada dia que passa fica mais difícil coordenar-los. Eu sou crente, e congrego na Igreja do Evangelho Quadrangular; e é a primeira vez, na minha vida que leio um livro de um pastor; confesso que o titulo vem a calhar pra mim, que sou mãe, e vivo me virando em diversas performances para garantir que a minha garotinha Isadora seja uma cidadã responsável e consciente. 


" Instrua a criança segundo os objetivos que você tem pra ela,  mesmo com o passar dos anos ela não s desviará deles." Pv 22.6 

Este Livro tem 151 páginas, e é da Editora Atos. A primeira Edição é de 2006. Nós pais temos muitos desafios pela frente. Diante de uma sociedade de " Lepo,Lepo" e " Beijinho no Ombro" a doutrina por valores, moral e ética deve ser feita de modo leve, sem aplicar nos nossos filhos um ditadura do "Não pode", que vai gerar dentro deles mesmos a ansiedade da busca pelo proibido e futuramente um grande frustação para nós e eles.

Conscientizar nossos filhos do certo e do errado, hoje em dia é cheio de pormenores; a exemplo minha filha de 5 anos costuma dizer: "No carnaval as mulheres dançam usando biquíni de brilho e mostram a bunda"; preciso ter sabedoria para dizer a ela porque isso acontece e o que realmente isso significa.

Nós pais, somos o espelho dos nossos filhos, desde o modo como deixamos o calçado do lado da porta quando chegamos do trabalho, até o momento quem mentimos sem querer ou usamos de palavrões ou termos vulgares em casa ou com diante de outras pessoas.

Ser pai ou ser mãe, não nos vem declarado em uma cartilha com 12 lições, com o título "Leia e Aprenda" ; sabemos sim que devemos ama-los, que devemos educa-los, dar carinho, atenção, presença, companhia.
Mas você já parou pra pensar na qualidade do tempo em que você passa com o seu filho?

Tomo a liberdade de compartilhar com vocês, um vídeo que mexeu muito comigo e fala diretamente sobre isso. Vale a pena assistir :D



O nosso sonho como pais, mas principalmente como mães que trabalham fora, trabalham em casa, estudam, viajam, é ver nos olhos dos nossos filhos a alegria e a ternura de nos ter por perto, o abraço do pai, o colo da mãe, um afago pra dormir, uma brincadeira, partilhar uma refeição juntos a mesa, isso se tornou tão raro hoje..e é um pena :D

Estamos focados para gastar nosso tempo, para conseguir mais coisas, coisas para nos fazerem felizes e para poder dar coisas para nossos filhos ficarem felizes.
Precisamos refletir, é hora de mudar os nossos hábitos!

Abraços, 
Priscila Dritty 
Email: imprensasul@hotmail.com
facebook.com/eusouapriscila

quinta-feira, 6 de março de 2014

#CuriosidadeDaSemana Joias da literatura, literalmente

Boa tarde Leitores, tudo bem?

Semana curtinha depois desse feriado de carnaval, não é mesmo? Espero que o seu ano de 2014 te surpreenda e que você tenha coragem e muito animo para ir fundo nos seus sonhos :D

Essa semana vou, trazer uma curiosidade a respeito de livros, nossa paixão em comum. Recentemente eu postei no blog, uma maneira de aproveitar livros antigo, formando pilhas e fazendo pinturas, algo criativo e ao alcance de qualquer um de nós. Confesso que já estou fazendo o meu ensaio em casa, e assim que estiver pronto eu posto aqui pra vocês, OK?

O post de hoje, fala sobre "Jóias da Literatura", geralmente usamos esse termo, para elogiar em escala máxima um trabalho literário, mas você sabia que existem joias da literatura, literalmente?

Acompanhe esse post e divirta-se com essa #CuriosidadeDaSemana!

[Curiosidades] Joias da literatura, literalmente
Posted by: PDL  /  Category: Curiosidades, Informação e Cultura

Quando pensamos em joias da literatura, logo vem à mente preciosidades como o Quixote  de Cervantes, Os Irmãos Karamazov de Dostoievisk, ou tantas outras obras imortais da cultura mundial. Mas e quando alguém resolve ir ao pé da letra, literalmente, e começa fazer joias feitas de livros? O designer de joias britânico Jeremy May produz anéis, colares, brincos e braceletes usando livros como matéria-prima. Jeremy não é o primeiro a destruir livros com criatividade, mas é bastante original no que se propõe a fazer. Cada joia vem em seu próprio “porta-jóias”, que vem a ver o próprio livro de onde ela foi “extraída”.

Confira algum dos trabalhos de Jeremy May. Caso deseje, você pode conhecer outras obras no LittleFly.

Adorei a ideia de joias feitas de livros, e o detalhe de usar o próprio livro como porta-joia dá um toque de romantismo na peça! Achei incrível!







Abraços, 
Priscila Dritty 
Email: imprensasul@hotmail.com
facebook.com/eusouapriscila



quarta-feira, 5 de março de 2014

#StarNow2014 Hora do ano começar \o/\O/

Boa tarde leitores, tudo bem?

Ainda me lembro do final do ano passado, quando se comentava que o carnaval seria longe, só lá em Março..lá em Março,e aquilo parecia uma distância imensa, um vão tão cumprido e bastou virar a página e deixar 2013 pra trás, que num instante o carnaval chegou.

 Alegria e folião para uns, descanso e meditação para outros,e seja lá como você curtiu o seu,  espero que tenho sido feliz com a sua opção.

E como os brasileiros sempre dizem: O ano só começa depois do carnaval. Hoje seria praticamente aquele dia Pós-Reveillon, aonde todo mundo fica renovando promessas e votos que em sua maioria ficaram encalhados no ano passado, e sendo assim é hora de começar tudo de novo.

Mas, pense, tivemos 59 dias antes do carnaval, neste período você consegui cumprir alguma meta? Conseguiu realizar algum dos seus sonhos?



 Olhando assim depois que passaram esses 59 dias antes do carnaval, parece mesmo um tempão, não é mesmo? Me lembro, de ter presenciado neste período, uma senhora com mais de 70 anos testemunhando a cura do câncer, depois de longos meses de tratamento; lembro também do nascimento de bebês que mudaram a vida de uma família inteira, vi casais dizendo "sim" ao amor, e tantos outros momentos mágicos, como por do sol, lua, e abraços de reconciliação.

Houveram também momentos de tensão, de choro, de angústia aonde um momento de atenção fez toda a diferença. E no fundo é isso o que vale, é isso o que importa, qual a lição de podemos filtrar de nossas próprias aflições?

Nestes 59 dias antes do carnaval, eu também tive o prazer de vivenciar experiências muito positivas que estavam no meu projeto de vida 2014, como a realização de trabalho voluntário, algo que sempre tive vontade de fazer; adoção de animais de estimação aumentando assim a minha família; e quanto aos demais sonhos e projetos precisam de um pouco mais do que 59 dias para se realizarem.

Em momentos assim, costumamos pensar em muitas coisas, e sempre me vem a cabeça essa canção Epitáfio - Titãs




As estrofes delas nos conduzem a reflexão de uma beleza ímpar. E que as reflexões deste ano novo, que começa depois do carnaval sejam transformadas em atitudes corajosas e positivas, para que façamos deste ano melhor do que qualquer outro que se tenha vivido antes.

Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade


Abraços,
Priscila Dritty 
Email: imprensasul@hotmail.com
facebook.com/eusouapriscila




 

Café coado, é amor dobrado

  Chamar alguém para um cafezinho, é (e sempre será) um convite elegante e até charmoso. Na minha humilde opinião, café um líquido divino, q...