
O tirador de pedidos
Esta semana vivi uma experiência intrigante uma loja de eletroeletrônicos. Na busca por um produto, visitei as lojas aonde já possuía crediário, como de costume, caso houvesse uma negociação não haveria tantas burocracias para enfrentar durante a efetivação da venda.
Questionei valores á vista e parcelado, analisei informações sobre prazos, garantias e em nenhum momento fui “convidada” a conhecer acessórios que poderiam ser agregados ao produto que eu desejava comprar. Atendimento dos vendedores foi pouco cortez, inibido, preocupam-se muito em informar preço, preço e preço e esquecem de qualquer fator de incentivo para decisão da compra, esquecem de mostrar a gama de produtos da loja. Falta a gentileza, aquele detalhe mínimo de oferecer um cafezinho, uma água, uma bala talvez. É possível perceber neles um pensamento focado em cumprimento de metas e comissões, deixando transparecer para nós “os clientes” uma situação pouco confortável, e foi assim que eu me senti.
Vejo e acompanho tantos esforços sendo feitos dentro desta cidade, na busca por uma mudança de posicionamento cultural, na busca pela qualificação de mão de obra, na busca pelo diferencial, pelo plus. É aquele plus, que encanta, que motiva, que faz o nossos olhos brilharem e que deixa qualquer cliente se sentindo um “Super Comprador” capaz de levar loja toda para casa.
Comentei entre colegas, em um curso de atendimento que realizei recentemente, que hoje não somos mais fidelizados pelo produto e sim pelo atendimento. Vamos oferecer um sorriso, um aperto de mão firme e gentil. Vamos fazer pós - vendas!!
Estamos a poucos dias do maior movimento de vendas do ano; As festas de final de ano, em destaque O Natal. Horário de atendimento é estendido até as 22h, as pessoas trabalham muito, muitas mercadorias e serviços são movimentados.
Gostaria de convidar a todos para uma reflexão; para que todas as ações praticadas prezem pela qualidade em primeiro lugar, que prezem pelo “fazer o bem”. Vamos mudar este perfil de tirador de pedidos. Sejamos vendedores, oportunizadores de vendas, promotores dos produtos e serviços que conhecemos e confiamos. Importante destacar também neste texto, aonde falo de atendimento e qualidade; lembrarmos principalmente da nossa qualidade de vida, lembrar que precisamos ter relações sólidas e saudáveis para que a vida se transcorra numa sintonia harmoniosa.
“Por que eu sou feita do amor da cabeça aos pés” (Ana Carolina – Música – Rosas).
Dedico esta coluna a Íris da Costa, minha colega e amiga.