sexta-feira, 23 de julho de 2010

Insubstituível


Recebi um e-mail hoje, que conseguiu unificar tudo o que pretendia dizer,sobre este assunto.Costumo postar textos e temas compatíveis com a minha essência e cultura, para poder multiplicar idéias ao maior número possível de leitores.(Autor desconhecido)

Insubstítuivel


Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "Ninguém é insubstituível."

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.

Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim.

-E Beethoven ?

- Como? - o encara o diretor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?

Silêncio.....

O funcionário fala então:

- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.

Afinal, as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.

Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...

Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.

Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.

Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...

O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro . Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.

Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.

Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível"

Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!

"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."

"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..".

É bom para refletir e se valorizar!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Meu tempo, seu tempo, nosso tempo...


Passei meses ao fio, mudando de opinião, mudando de conceito, mudando de pré-conceito, procurando,achando,perdendo e ganhando,tudo isso só pra "poder encontrar alguém":EU.

Semana passada eu acessei uma galeria de fotos virtuais, e me vislumbrei com as imagens...como eu cresci, como eu mudei, como eu aprendi..nem lembro mais daquela pessoa, presa naquela imagem, não seria mais capaz de expressar um sentimento dela, uma vontade dela, uma incerteza, nada, eu não conheço mais aquela pessoa que esta lá, presa naquela imagem de 12 mese atrás.

Estranho compreender a maturidade, compreender o discernimento, estranho a força do tempo,compreender e ser compreendido,; estranho acordar com todas as vontades do mundo dentro de você, e ficar sem saber se estamos certos ou errados diante de tudo isso.

Dias atrás eu ouvi um estimado amigo dizer:"díficil não é fazer escolhas, mas sim viver com as consequencias dessas escolhas". Tive muitos momentos ,desde a minha última postagem do blog, momentos em que eu postaria flores e borboletas; e também momentos em que eu postaria cobras e escorpiões; houve momentos também que eu queria postar um monteeee de palavrões bem feios,estilo desenho animado em quadrinhos "HJSFL**PI***ASDFASÇD***PI****".

Pensei em fazer isso pra poder me livrar da dor que eu estava sentindo,mas acredito que isso não me ajudaria muito,então, toquei em frente e vivi, vivi mesmo, sem ter medo de ir contra a maré, vivi aquilo que eu deseja viver, o meu objetivo ainda não foi encontrado mais estou bem perto do meu caminho,sinto-me alinhada, como se Deus estivesse desenhando um caminho pra mim com uma caneta no chão, e eu estive na direção que ele me posicionou; depois disso tudo passou a funcionar muito melhor...

Paulo Coelho escreveu sabiamente em um de seus textos:
"Tempo Certo"
"De uma coisa podemos ter certeza:
de nada adianta querer apressar as coisas;
tudo vem ao seu tempo,dentro do prazo que lhe foi previsto.
Mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo e aí acontecem
os atropelos do destino,aquela situação que você mesmo provoca,
por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo. Mas alguém poderia dizer:
Qual é esse tempo certo?"


Na vida, tem coisas que simplesmente vem em nossa direção, e na maior parte das vezes não há uma explicação lógica para elas. O meu encontro com esse texto foi um momento único, em que todas as dúvidas possíveis assombravam o meu coração e de repente uma palavra muito amiga veio me acalentar..uma benção!

Ouço as minhas músicas,escrevo as minhas história,falo de mim em terceira pessoa, verbalizo aquilo que preciso mostrar com medo de morrer e levar tudo embora comigo. A vida é algo tão frágil, podemos perde-la em uma fração de segundos..dai amanhã de manhã quem vai ler os meus e-mails? Quem vai postar no meu twitter? Quem vai escrever os textos e os poemas eu queria escrever?

Alguém dará vida aos meus sonhos, se e ainda não contabilizei todos eles?
Já pensei em deixar uma "lista de desejos não realizados" colada na página do meu diário, com a esperança de receber alguma "homenagem póstuma" mais isso certamente seria ficção demais, até porque eu posso morrer antes de completar a própria lista..kaka a vida é frágil mesmo!

Então a minha única opção e viver, e parar de sobre-viver; o momento pede para se aproveitar a essência, para aspirar e inspirar tudo o que for de melhor, tudo aquilo que me fizer melhor daqui por diante e para todo o sempre(tenha ele o tamanho que for)!!

By Priscila

Café coado, é amor dobrado

  Chamar alguém para um cafezinho, é (e sempre será) um convite elegante e até charmoso. Na minha humilde opinião, café um líquido divino, q...